..
O JARDINEIRO CRUEL
..

..
O JARDINEIRO CRUEL
(Trädgårdsmästaren, Suécia, 1912)
Direção: Victor Sjöström
Roteiro: Mauritz Stiller
Elenco: Victor Sjöström, Gosta Ekman, Lili Bech, Gunnar Bohman, John Ekman e Mauritz Stiller.
....
Uma jovem apaixona-se pelo filho de seu patrão. O pai do rapaz não vê com bons olhos esta situação. Assim, manda seu filho para longe, aparentemente numa tentativa de cortar este relacionamento com uma moça de situação social inferior. Entretanto, logo o velho senhor vai demonstrar que tem intenções ocultas quanto à moça, que pretende seduzir. Drama, 34 minutos, Preto e Branco, Mudo, Curta.
..
Polêmica e famosa é a seqüência final do filme, em que o homem praticamente estupra a jovem numa estufa cheia de flores, motivo pelo qual, a censura caiu pesado em cima do filme.
Este foi o primeiro filme dirigido por Victor Sjöström – que também fez o papel do vilão -, que já naquela época demonstrava suas intenções em retratar a psicose humana, e principalmente, suas insanidades.
...

Um comentário:

  1. Parabéns por esse belo post. Tanto Sjöström quanto a própria película são extremamente importantes para a história do cinema e acredito que são pouco conhecidos do público brasileiro. Obrigado por proporcionar essas raras imagens.

    F. Pimenta - Bhz / MG

    ResponderExcluir